quarta-feira, 17 de maio de 2017

Uma festa infantil saudável

Confesso que, antes de ser mãe, não pensava muito nestas questões da alimentação infantil. Muitas vezes achava estranho que, alguns pais, pudessem oferecer uma sobremesa a um bébé ou acompanhar um prato de carne com batatas fritas de pacote mas nunca me pronunciei. Em questão de educação, cabe a cada Mãe/Pai educar os seus filhos como acha melhor, não é mesmo? 

O que sei é aquilo que não quero para os meus filhos, começando pela Carminho. Preocupa-me a quantidade de açucar e sal presente nos alimentos mas também não vivo obsecada com isso. Já há alguns meses que fizemos algumas mudanças e, por enquanto, estamos a adaptar-nos bem, inclusivamente eu e o A. Desde que engravidei da Carminho que não entra cá em casa outra batata que não a batata doce. Incluímos o arroz integral e a quinoa nas nossas refeições e, recentemente e por insistência da madrinha que leva um estilo de vida mais saudável, optámos por substituir a massa normal por massa integral. Esta foi a mudança mais difícil pois, nós os 3, adoramos massa! 

Acabaram-se as bolachas e os cereais com chocolate e só há tortilhas de milho, marinheiras sem sal e cereais puff - de trigo e arroz. Gelatinas com poucas calorias e iogurtes magros para toda a gente, até mesmo para a Carminho!   

Estamos contentes com estas escolhas e sentimo-nos bem melhor assim. A questão que agora se coloca é relativamente aos anos da Carminho. Tenho pensado muito nisto e estou prestes a abolir as guloseimas. Há quem possa torcer o nariz mas penso que, com o tempo, os paladares se vão educando e as mentalidades possam vir a mudar um bocadinho. Vai dar-nos mais trabalho pois teremos que fazer tudo mas será, com toda a certeza, uma festa mais saudável para todos! 

Estou a pensar substituir as sandes de pão normal por pão escuro, os folhados por fruta e espetadas de tomate com queijo. Espero incluir uns palitos de cenoura com quijo quark e uma mesa com iogurte e toppings saudáveis à escolha. Os sumos poderão ser naturais, limonada por exemplo! 

Estas são algumas ideias que seleccionei para a festa dos 2 anos da Carminho: 

    

O que acham das ideias? 

Um beijinho, 

Mafalda 

P.S - Para quem se preocupa com a alimentação infantil, pode ler o estudo mais recente sobre obesidade infantil aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.